Blog da Marisete

Tuesday, October 31, 2006

Os três tipos de dominação segundo Weber



Weber defendia que para todas as disciplinas, tanto as ciências naturais como as ciências da cultura, o conhecimento é uma conquista que nunca chega ao fim. A ciência é o devir da ciência. Seria necessário que a humanidade perdesse a capacidade de criar para que a ciência do homem fosse definitiva.

Dominação legal: Referente a cargos, burocracia.Idéia básica:qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. O quadro administrativo consiste de "funcionários" nomeados pelo senhor, e os subordinados são " membros" da associação (cidadãos camaradas).

Dominação tradicional: Dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O tipo daquele que ordena é o "senhor", enquanto que o quadro administrativo é formado por "servidores". Obedece à pessoa em virtude própria, santificada pela tradição: por fidelidade.

Dominação caris mática: A associação dominante é de caráter comunitário. O tipo de manda é o "apóstolo". A autoridade carimática baseia-se no "crença" no profeta ou no "reconhecimento" que encontram pessoalmente o herói guerreiro, o herói da rua e o demagogo, e com eles cai. A fé e o conhecimento são considerados um dever.

Ainda hoje, na socidade em que vivemos, temos que conviver com os três tipos de dominação.

minha imagem



Esta é a minha imagem para a ECS 8. Quem tem igual?

Meu email - marisetesantos28@yahoo.com.br

Saturday, October 21, 2006

Escola cultura e sociedade-atividade2

Após visitar os blogs, pude perceber que existem diferentes maneiras de pensar, de ver as coisas, de interpretar determinados assuntos.
Achei os assuntos super interessantes, dei uma caminhada pelo mundo. É muito legal ver, também, um pouco da realidade de pessoas de diferentes lugares do mundo.
Os assuntos foram bem esclarecedores e as imagens (fotos) d+.

Saturday, October 14, 2006

RESPOSTAS AO QUESTIONÁRIO DE ÉMILE DURKHEIM

  1. Essa definição engloba como se vê, fatos inter diversos, que não devem estar reunidos no mesmo vocábulo, sem perigo de confusão.A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquela que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere do que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.É unicamente esta última que nos interessa e, por conseqüência, é para ela que convém reservar o nome de educação
  2. O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.Definição utilitária: "fazer do indivíduo um instrumento de felicidade".Essas definições partem do postulado de que há uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir.Mas se antes de o fazer, ele considera história, não encontraria nada que apoiasse tal ipótese.A educação tem variado infinitamente, com o tempo e o meio.
  3. Para definir educação, será preciso, pois, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.
  4. No decurso da história, constitui-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade e o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte etc...idéias essas que são a base mesma do espírito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções idustriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.
  5. Esse ideal tem por função suscitar na criança: 1)um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros; 2)certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam.A sociedade, em seu comjunto, e cada meio social em particular, é que determina este ideal a ser realizado.
  6. Da definição do parágrafo precedente, conclui-se que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.Em cada um de nós, já o vimos, pode-se dizer que existem dois seres.Um, constituído de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com os acontecimentos de nossa vida pessoal; é o que se poderia chamar de individual.O outro é um sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa personalidade, mas o grupo ou grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais; as opiniões coletivas de toda a espécie.Seu conjunto forma o ser social.Constituir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.
  7. Desejando melhorar a sociedade o indivíduo deseja melhorar a si próprio.Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tendo por objeto, ou por efeito, comprimir o indivíduo, amesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas ao contrário, engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.Sem dúvida, o indivíduo não pode engrandecer senão pelo próprio esforço.

 
  • Google
  • UFRGS
  • Rooda
  • Yahoo
  • Sorria
  • Blog T. Cachoeiras
  • Cristina
  • Loiva
  • Elaine
  • Pbwiki