Os três tipos de dominação segundo Weber
Weber defendia que para todas as disciplinas, tanto as ciências naturais como as ciências da cultura, o conhecimento é uma conquista que nunca chega ao fim. A ciência é o devir da ciência. Seria necessário que a humanidade perdesse a capacidade de criar para que a ciência do homem fosse definitiva.
Dominação legal: Referente a cargos, burocracia.Idéia básica:qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto à forma. O quadro administrativo consiste de "funcionários" nomeados pelo senhor, e os subordinados são " membros" da associação (cidadãos camaradas).
Dominação tradicional: Dominação patriarcal. A associação dominante é o de caráter comunitário. O tipo daquele que ordena é o "senhor", enquanto que o quadro administrativo é formado por "servidores". Obedece à pessoa em virtude própria, santificada pela tradição: por fidelidade.
Dominação caris mática: A associação dominante é de caráter comunitário. O tipo de manda é o "apóstolo". A autoridade carimática baseia-se no "crença" no profeta ou no "reconhecimento" que encontram pessoalmente o herói guerreiro, o herói da rua e o demagogo, e com eles cai. A fé e o conhecimento são considerados um dever.
Ainda hoje, na socidade em que vivemos, temos que conviver com os três tipos de dominação.