Blog da Marisete

Wednesday, January 10, 2007

ECS 11 DESIGUALDADES EDUCATIVAS ESTRUTURAIS NO BRASIL

É realmente muito triste saber que ainda existem situações como a do nordeste brasileiro, saber que ainda existem analfabetos. Quais serão as causas? Quem são os verdadeiros responsáveis por tanta desigualdade na Educação? Onde estão os políticos? Onde estão os "preocupados" com a educação? Que é como eles dizem quando estão em "campanha". Eu acho que está faltando um pouco de sensibilidade dos políticos brasileiros, afinal não são, ou dizem ser eles, os verdadeiros responsáveis e preocupados com a educação? São tantos os responsáveis pela educação, desde os governos municipais até os federais, no entanto os preocupados são poucos. E como mudar essa situação se a qualidade da rede pública depende da política educativa desenvolvida no plano municipal, estadual e federal? O que me inquieta bastante é que estão (alguns políticos) em busca do nosso apoio (voto) a primeira coisa que prometem é qualidade na educação, qualificação e valorização do professor, e o que fazem, quando eleitos, é congelar o salário dos sevidores públicos e reduzir verbas. Os índices de qualidade se mostram em favor das instituições particulares. Será que um dos motivos seria a remuneração? Por que acontece essa diferença de qualidade entre instituições públicas e particulares, já que todos têm direito a qualidade e igualdade da e na educação? Os alunos da rede particular mostram melhor desempenho nos vestibulares e universidades do que os alunos vindos da rede pública. As desigualdades sociais são bem visíveis. A demanda atendida pela rede pública se mostra bem maior do que a atendida pelas escolas particulares. "Pensamos em uma educação avansando rumo ao desenvolvimento e à construção de uma verdadeira cidadania, mas permanecemos prisioneiros dos modelos culturais do parasitismo e da dependência colonial".

ECS 11 ATIVIDADE DO GRUPO G

ECS 4


Esta semana do banco foi muito importante para mim, que estava com tantas atividades em atraso e no final acabei esquecendo de fazer esta reflexão. Foi um "descanso" maravilhoso.

atividade8 gincana

A tarefa da gincana me inquietou muito pelo fato de não ter internet em casa e a atividade despender muito tempo. Mas foi muito interessante porque tive a oportunidade de conhecer blogs de outros colegas e trocar idéias com colegas de outros pólos.

Tuesday, January 02, 2007

participação na wikhistória

Eu achei muito interessante esse espaço, pois tivemos a oportunidade de falar do nosso trabalho, trocar idéias com outras pessoas sobre educação e prática educacional, construir novas idéias a partir das de Paulo Freire. O trabalho do professor necessita sempre ser analizado, reavaliado e atualizado e dessa forma, interagindo com outras pessoas, ouvindo e discutindo diferentes opiniões e abrindo espaço ao diálogo, muita coisa podemos repensar e até mudar se for necessário.

desafio2

Eu acho um pouco difícil falar sobre a disposição de computadores em um laboratório de informática, pois na escola onde trabalho, assim como na maioria das escolas que conheço, não tem laboratório e os computadores que têm ficam disponíveis apenas para uso dos professores, direção e secretaria, os alunos não têm acesso. Mas eu acredito e costumo fazer, para a realização de muitas tarefas, colocar meus alunos em forma de U, que é uma alternativa que seria bem válida num laboratório de informática. Com os computadores colocados dessa forma, com certeza tanto o trabalho dos alunos como do professor ou monitor, se tornaria mais fácil como: a locomoção do professor ou monitor dentro do ambiente, a interação dos alunos com os colegas, enfim, o professor ou monitor poderá acompanhar e visualizar melhor o trabalho dos alunos e, consequentemente, orientá-los melhor; na sala de aula dá certo.
 
  • Google
  • UFRGS
  • Rooda
  • Yahoo
  • Sorria
  • Blog T. Cachoeiras
  • Cristina
  • Loiva
  • Elaine
  • Pbwiki